quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

18 Conselhos para um 2012 Melhor

Como pastor há uma série de erros que cometemos sempre e eu faço questão de dar uma olhadinha para trás, para descobrir o que dá para aprender com meus erros.
Também há erros cometidos por outros, que também fico a par, tanto para aconselhar e corrigir, como para tentar curar o que ficou no coração de alguém por causa destes tais erros.

Com isso, quero compartilhar com você coisas importantes a serem feitas por todos nós, que quando não feitas, muitos problemas são gerados (se esta lista fosse aplicada, muitos dos problemas com os quais lidei este ano teriam sido evitados).

Feliz 2012!

1) Arrependa-se dos seus maus caminhos em 2011. 
a. Em sua vida privada (cobiça, avareza, idolatria, luxúria, inveja)
b. Em sua família (cuidado com as palavras e atitudes com aqueles que todo dia estão a mercê do seu comportamento)
c. Dentro da casa de Deus (se ainda não o fez, procure quem você tenha ferido ou desapontado e peça perdão).

2) Busque o Reino de Deus em Primeiro lugar
Lembre-se: o reino de Deus não é a placa da nossa igreja, mas justiça, alegria e paz no Espírito Santo. Desprenda-se da religião. Reino é relacionamento com Deus.

3) Santifique-se para servir a Deus.
Sem santidade ninguém verá ao Senhor. Ele não aceita fogo estranho sobre o altar. Muito cuidado com a motivação que te leva a fazer algo bem feito. Nem tudo que é bem feito tem a melhor motivação. Lembre-se: Deus deve ser o foco de tudo o que você faz.

4) Seja sério quanto a tudo o que diz respeito a Deus. 
Ele não suporta: chocarrice, rebelião e relaxo no cumprimento da obra.

5) Respeite autoridade espiritual. 
Não há autoridade que não venha de Deus.
Respeite o líder que erra. O líder que corrige. O líder que falha. Deus te honrará por isso. 
Se o pastor errar com você, não procure um amigo para reclamar. Se Deus que é Deus, e nos deu acesso a Ele por Jesus Cristo, quem é o pastor para se tornar inacessível? Se você estiver certo, o pastor vai procurar se corrigir em sua atitude. Se o pastor for inacessível, algo está errado nesta imagem. 

6) Não acredite que só você está certo.
Lembre-se: a graça de Deus é multiforme. Nem sempre você vai vencer o que discorda retirando-se. Deus pode ter chamado você para mudar justamente o que você não gosta. Mas quando isso não ocorrer, ajuste-se; humilhe-se. Deus se revela para os outros também.

7) Seja fiel à sua igreja. 
A igreja é um local de capacitação espiritual através da Palavra, da comunhão e do discipulado. Fugir da igreja porque problemas surgiram, é certificado de incapacidade de ser humilde ou simplesmente negligência em se permitir ser usado por Deus para mudar situações adversas.

8) Seja transparente, com amor.
Alguns de nós responsabilizamos a nossa personalidade quando falamos bruscamente com alguém ou o criticamos sem medir as palavras. Isto não pode ser assim. Se Cristo habita em você, você será capaz de falar a verdade com amor e saberá se o momento pede que seja assim. Em algumas situações, você terá que falar com o irmão abertamente; em outras, em particular. Mas nunca, você poderá ferir o irmão e dizer que esta é sua personalidade. Deixe a personalidade de Cristo dominar a sua. Você será muito mais feliz. 
Enquanto Cristo não dominar sua personalidade, você não pode corrigir ninguém. 

9) Seja verdadeiro
Não tenha medo de falar a verdade. Mas muito cuidado. A verdade para ser verdade, precisa ser completa. Sempre existirão três lados. O seu, o da outra pessoa e a verdade de Deus. Seja guiado por Deus e você andará em verdade verdadeira. Não em meias-verdades. Meias-verdades também são meias-mentiras.

10) Seja companheiro. 
Plante companheirismo. Ligue para quem você sente falta. Ligue para quem estava ausente, mesmo que você não tenha "aquele relacionamento". Somos corpo. Precisamos de apoio mútuo. Precisamos de relacionamento. Ao fazer isso, fortaleceremos nossos vínculos, e veremos como vale a pena fazer parte deste corpo.

11) Pague o dízimo e dê suas ofertas
Lembre-se: o dízimo é um sistema criado pelo próprio Deus para manutenção da casa dele. As ofertas para o Reino são o melhor investimento que alguém pode fazer. Enquanto o dízimo mantém as janelas do céu abertas, as ofertas determinam o quanto cai da janela. Tudo o que você plantar, você colherá.

12) Este ano, pague suas primícias a Deus
Além de dízimos e ofertas voluntárias, toque o coração de Deus de forma especial. Como no Antigo Testamento as tribos de Israel ofereciam para Deus suas primícias, ou seja, a primeira parte de tudo o que ganhavam, ao receber seu salário, ofereça a Deus o valor de um dia trabalhado e você verá diferença por honrar a Deus desta forma. Divida seu salário por 30. E você então dará o valor de um dia de trabalho para o Senhor.

13) Evite dívidas. 
Não existe cadeia maior para o povo de Deus do que as dívidas. Pague em dia suas contas. Evite juros desnecessários. Livre-se da compra emocional. Compre só o que precisar. Não seja governado por Mamom.

14) Invista em sua família. 
A igreja é importante. O trabalho também. Mas ninguém estará ao seu lado quando as coisas não estiverem bem como sua família. Honre sua esposa. Honre seu esposo. Diga ao seu filho que o ama todos os dias. Isto é um investimento incomparável no futuro dele.

15) Seja grato.
Termine 2011 agradecendo e inicie 2012 agradecendo. Deus se alegra com corações gratos. Gratos pela vida, saúde, família, amigos, igreja. Enfim, por tudo. 

16) Leia a Bíblia
Faça um programa de leitura anual da Bíblia. É o melhor livro que alguém pode ler. São instruções de Deus para nós. A constituição do reino de Deus.

17) Ore
Orar é falar com Deus. Estreitar a comunhão diária com Deus através da oração é fundamental para uma vida espiritual de sucesso e vitórias. Priorize Deus. Fale com Ele diariamente.

18) Valorize pessoas
Em tudo o que for fazer, saiba que o maior recurso que pode existir é o humano. Sem recursos humanos nada acontece. Sua vida em cada um de seus aspectos interdepende de outras pessoas. Faça o seu melhor este ano para valorizar pessoas. As grandes e pequenas; as ricas e as pobres; as crentes e não crentes. Valorize pessoas. Foi nelas que Deus decidiu investir seu maior tesouro: Jesus Cristo!

Feliz 2012!

No amor de Cristo,

Pastor Eneas Francisco

0 comentários: